As ideias também fazem sexo.

As ideias também fazem sexo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Um cão Andaluz (Un Chien Andalou)

  Foi o primeiro filme de Luis Burñuel, em parceria com Salvador Dalí, parece tratar-se pura e simplismente de loucura. Reza a lenda que tudo começou quando os então (brigaram depois disso, e nunca mais voltaram a falar-se) amigos, sentaram-se, e Burñuel contou que tivera um sonho, em que uma nuvem cortava a lua, assim como uma navalha partia um olho, então, Dalí, contou seu sonho em que várias formigas saiam de uma mão. Além dos sonhos, são atribuídos maiores significados às cenas, como, o desejo de matar (formigas nas mãos) e o rompimento com a lógica (imagem à baixo)


 
  Então,os dois estabeleceram uma regra ao filme: não incluir ideias ou imagens que pudessem ter explicação racional, aceitar apenas o que os impressionasse, sem saber porquê. Por isso, o filme mais parece pura e simplesmente loucura, Porém, nesse filme, pelo que pode ser notado, para tudo parece haver uma estranha obsessão pelo sentido.



  A ideia de tirar imagens de  sonhos possui grande influencia de Freud. Os surrealistas mergulharam na ideia de que a verdade estava nos sonhos ( tal como pregava o neurologista com a descoberta do inconsciente).

“um apelo desesperado, apaixonado, pelo homicídio”. Foi como Dalí e Burñuel se referiram ao filme.
Os criadores do filme quiseram chocar, sacudir a sociedade burguesa com cenas instintivas de Eros e Tânatos, o amor sexual


  e a morte, os dois pilares da doutrina freudiana. Também quiseram ridicularizar a burguesia, representada pelas pessoas luxuosamente trajadas que surgem esporadicamente no filme, e, como espanhóis, a Igreja Católica, representada pelos dois bispos.

O Cão Andaluz vai sempre representar uma experiência sensorial absorvente, a despeito de que ao longo das décadas o filme vem causando atração ou repulsa aos olhos de quem o vê. Particularmente, acho que mesmo não o entendendo, O Cão Andaluz fascina, e talvez, os inúmeros significados atribuídos à ele sejam precipitados, afinal, o próprio Burñuel disse que para ele, o roteiro do filme é formado por imagens surpreendentes e absurdas sem significado algum, um filme experimental em que a forma seria mais importante que qualquer conteúdo. “No fundo, não é nada mais do que um desesperado, um apaixonado apelo ao crime".


                                                   Resultado de imagem para um cão andaluz

Segue aí, para quem quiser conferir o filme.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário