Foi o primeiro filme de Luis Burñuel, em parceria com Salvador Dalí, parece tratar-se pura e simplismente de loucura. Reza a lenda que tudo começou quando os então (brigaram depois disso, e nunca mais voltaram a falar-se) amigos, sentaram-se, e Burñuel contou que tivera um sonho, em que uma nuvem cortava a lua, assim como uma navalha partia um olho, então, Dalí, contou seu sonho em que várias formigas saiam de uma mão. Além dos sonhos, são atribuídos maiores significados às cenas, como, o desejo de matar (formigas nas mãos) e o rompimento com a lógica (imagem à baixo)
Então,os dois estabeleceram uma regra ao filme: não incluir ideias ou imagens que pudessem ter explicação racional, aceitar apenas o que os impressionasse, sem saber porquê. Por isso, o filme mais parece pura e simplesmente loucura, Porém, nesse filme, pelo que pode ser notado, para tudo parece haver uma estranha obsessão pelo sentido.A ideia de tirar imagens de sonhos possui grande influencia de Freud. Os surrealistas mergulharam na ideia de que a verdade estava nos sonhos ( tal como pregava o neurologista com a descoberta do inconsciente).“um apelo desesperado, apaixonado, pelo homicídio”. Foi como Dalí e Burñuel se referiram ao filme.Os criadores do filme quiseram chocar, sacudir a sociedade burguesa com cenas instintivas de Eros e Tânatos, o amor sexuale a morte, os dois pilares da doutrina freudiana. Também quiseram ridicularizar a burguesia, representada pelas pessoas luxuosamente trajadas que surgem esporadicamente no filme, e, como espanhóis, a Igreja Católica, representada pelos dois bispos.O Cão Andaluz vai sempre representar uma experiência sensorial absorvente, a despeito de que ao longo das décadas o filme vem causando atração ou repulsa aos olhos de quem o vê. Particularmente, acho que mesmo não o entendendo, O Cão Andaluz fascina, e talvez, os inúmeros significados atribuídos à ele sejam precipitados, afinal, o próprio Burñuel disse que para ele, o roteiro do filme é formado por imagens surpreendentes e absurdas sem significado algum, um filme experimental em que a forma seria mais importante que qualquer conteúdo. “No fundo, não é nada mais do que um desesperado, um apaixonado apelo ao crime".
Segue aí, para quem quiser conferir o filme.
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