As ideias também fazem sexo.

As ideias também fazem sexo.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A anticonsistencia da teologia na inutil tentativa de siatematizar o divino.


"Deus está morto" Com essa frase, Nietzsche sabia que como a verdade, deus só pode ser provado existêncialmente e, jamais elocubrado, ou sistematizado. Quando Nietzsche disse que deus estava morto, ele se referia ao deus do cristianismo, o qual já nasceu morto, posto que surgiu como como uma criação humana, dada ao exclerosamento e a morte
   Deus é em tudo, e não é nenhuma das coisas que faz ser. Nesse sentido, deus não existe. Mas, alguém que é sem estar,que pervade tudo, e não é a coiasa que pervade, esse alguém não existe, mesmo existindo em tudo. Tudo que existe, existe, e ele mesmo, é coisa alguma que nele existe, e pervade todas as coisas que nele são. Como diz a Bíblia, João 1: 18 "Nunca ninguém viu nem verá a face de deus. Quando disseram a Jesus, João 14:8 "8Solicitou-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.” 9Então Jesus ministrou-lhes: “Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: ‘mostra-nos o Pai’? 10Não crês que Eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que Eu vos digo não as digo em minha própria autoridade; mas o Pai, que habita em mim, realiza as suas obras. 11Crede-me quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim."
   A mente do tentar provar deus estuda a essência como a mente Religiosa. Tentam encontrar a deus no centro do sistema.
   Assim como Nietzsche, Kierkegard observa que a rasao e algo estático, havendo assim, uma incomensurabilidade entre a razão e a existência.
   A mente do tentar provar deus estuda a essência como a mente Religiosa. Tentam encontrar a deus no centro do sistema.
   Assim como Nietzsche, Kierkegard observa que a razão e algo estático, havendo assim, uma incomensurabilidade entre ela e a existência. Segundo ele, o problema do racionalismo vem do fato que a razão não disserta sobre a existência humana,uma vez que parte de uma visão individual e não mediatizado.
   Dessa forma, ao tentar discorrer sobre a existência singular, comete-se um erro de princípio, que é procurar universalizar aquilo que é individual. Dessa forma, o pensador dinamarquês, procura apontar a inconsistência de um sistema formal quando este analisa a existência, pois, a lógica não condiz com a realidade.
    O teólogo brasileiro, escritor e professor universitário Leonardo Boff, cita um teólogo franciscano medieval: “Se Deus existe como as coisas existem, então Deus não existe”. Uma vez que deus é, mesmo segundo Aristóteles o fundamento, o que permite que as coisas existam. É o mistério.
   Podemos, no entanto, conformar-nos com a ideia de Giordano Bruno, para ele, o homem jamais poderá conhecer Deus, posto que  ele está além da capacidade do pensamento humano. Poderá, quando muito, conhecê-lo por seus vestígios,os quais se mostram no universo, razão pela qual mesmo esse conhecimento é precário, vez que o homem quase nada conhece do universo, uma vez que, para o homem parece inconcebível a ideia de não poder ver um ser...  invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário